Insights

Quer abrir empresa em Recife? Confira 5 passos para ter sucesso com seu novo negócio.

Ter o próprio negócio é um sonho que já está cada vez mais próximo da realidade de algumas pessoas . As questões burocráticas envolvidas podem acabar desanimando e tornando-se um empecilho para que essa ideia seja levada à frente. Por isso, separamos aqui todos 5 passos indispensáveis com o objetivo de ajudar futuros empreendedores que ainda não sabem por onde começar!

1- Tenha um plano de negócios elaborado

O desenvolvimento de um plano de negócios é crucial para o sucesso do empreendimento. Por meio dele, você terá um importante documento que será o norteador de suas ações, pois ele oferece importantes informações sobre ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos que deverão ser reforçados ou superados, e outras relevantes questões como objetivos e metas.

É claro que durante o desenvolvimento do negócio ele pode mudar, mas se o fizer você saberá o que deve corrigir para atingir o rumo certo, ao invés de “bater cabeça”.

2- Faça um planejamento financeiro

O sucesso de um negócio é fruto de um bom do plano de negócios . E, ao abrir uma empresa é preciso estar com as finanças em dia para não levar nenhum susto.

Além disso, é preciso que o empresário tenha dinheiro no caixa para pelo menos três meses sem lucro.

Como empreendedor, você precisa inserir determinadas tarefas na sua rotina, como realizar o fluxo de caixa, conciliação bancária, pagar contas, verificar recebimentos e gerar relatórios.

3- A elaboração do Contrato Social

O Contrato Social é o primeiro passo para a formalização de uma empresa, é um documento onde constam as regras e as condições sob as quais a empresa funcionará e onde estão estabelecidos os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.
Este é o documento que irá tirar do papel e colocar em prática o que a sua empresa será e, por essa razão, deve ser o seu primeiro objeto de análise antes de qualquer coisa. O Contrato Social deve conter os seguintes itens:

  • Razão Social – Que indica de se você é um Microempreendedor Individual, uma Empresa Limitada ou Sociedade Anônima;
  • Quais os objetivos – Quais tipos de produtos ou serviços serão comercializados;
  • Ramo de atuação – Em qual segmento de mercado sua companhia se encaixa;
  • Endereço e se a Prefeitura permite que a atividade seja realizada neste local – algumas empresas podem requerer documentos extras, como alvará de funcionamento e inspeções e vistorias por parte do Corpo de Bombeiros e da Saúde Pública;
  • Quanto de capital será investido – O valor destinado a compor o capital social da empresa; CASO TENHA SÓCIOS, QUEM SERÃO? O contrato social é o documento fundador da empresa e deve ser feito de forma cautelosa e responsável, sempre especificando o que cada um vai fazer na empresa, como ela será administrada e tantas outras regras que devem ser previamente estabelecidas e que viabilizam uma execução sustentável. O ideal é contar com a ajuda de um contador ou uma empresa especializada para orientar em todos os procedimentos e auxiliar sobre o enquadramento fiscal da empresa.

4- CONHEÇA O REGIME DE TRIBUTAÇÃO

Nesse aspecto, é fundamental que você seja orientado por um profissional de contabilidade para que possa tomar a decisão correta. A escolha do regime tributário da sua empresa deve levar em consideração o ramo do seu negócio e as perspectivas de faturamento que você tem. No primeiro ano, por exemplo, pode ser mais interessante abrir um negócio como MEI – se a sua atividade assim permitir -, pois a carga tributária é consideravelmente menor.

Basicamente existem três modelos disponibilizados pela Receita Federal do Brasil:

Lucro Real; Lucro Presumido; Simples Nacional.

Cada um desses regimes é mais adequado para uma dada situação econômica da sua empresa. Também deve ser observado as restrições legais de cada regime antes de tomar a decisão.

Os regimes Lucro Real e Lucro Presumido são utilizados por médias e grandes empresas. São os regimes mais complexos e exigem maior conhecimento para que não ocorram erros.

As empresas de pequeno porte usualmente utilizam o regime SIMPLES Nacional.

5- BUSQUE UM CONTADOR

Você precisa de um contador para abrir e manter sua empresa. O contador será seu maior aliado e irá te auxiliar a reunir tudo o que é necessário para o contrato social e a emissão do CNPJ.

Além disso, ele possui domínio técnico suficiente para lhe indicar qual o melhor sistema tributário para o tipo de empresa que você deseja abrir, fato este que é uma grande vantagem, tendo em vista a alta quantidade de impostos do país, os quais, dependendo do perfil de seu negócio, podem ser significativamente reduzidos.

Fale conosco

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?